Carregando...

anqm@anqm.com.br

(84) 3272-4320 | (84) 9974-5202

Uma história de sucesso que construímos juntos nesses 50 anos

Atualmente, a ABQM é a maior entidade de raça equina da América Latina com mais de 587 mil animais registrados

Há 50 anos, em 15 de agosto de 1969, nasceu na capital paulista, São Paulo, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Hoje, ela é a maior entidade de raça equina da América Latina, com mais de 587 mil animais registrados. Este volume, confere ao Brasil o segundo maior plantel mundial da raça, ficando atrás apenas dos EUA.

O Quarto de Milha conquistou a todos e se tornou o cavalo da família brasileira. Atualmente, a ABQM soma 109 mil proprietários, 55 mil criadores e 36 mil associados. A entidade realiza todos os anos mais de 700 eventos oficializados, que crescem e andam lado a lado com o melhoramento genético da raça.

Além disso, a ABQM promove, anualmente, 12 competições esportivas oficiais e uma premiação aos melhores atletas e cavalos da temporada, evento conhecido como o ‘Oscar do Quarto de Milha’. Nos esportes, destaque para o Congresso Brasileiro, em abril, o Campeonato Nacional, em julho, e o Potro do Futuro, em outubro. Cada um desses eventos recebe mais de 2,2 mil cavalos e 1,3 mil competidores para disputas em 19 modalidades.

Casa nova

Em 2019, ano do jubileu da ABQM, os principais eventos do calendário quartista ganharam um novo endereço e passaram a ser realizados no parque de exposições Clibas de Almeida prado, em Araçatuba (SP).

No local, foram construídas três grandes arenas, área comercial, pavimentação de ruas, bosque e banheiros. A obra foi viabilizada através de uma parceria entre a ABQM (Gestão Cicinho Varejão), o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e a Prefeitura Municipal de Araçatuba. A nova infraestrutura ocupa uma área de 200 mil m² e foi orçada em mais de R$ 7 milhões.

Quarto de Milha no Brasil

Tudo começou em 1955, quando a norte-americana Swift-King Ranch (SKR) trouxe seis animais dos Estados Unidos para o Brasil. Estava iniciada a trajetória do QM no Brasil, uma história de sucesso que vem fortalecendo a equinocultura e transformando o país em um dos líderes mundiais na atividade.

Entre os vários animais trazidos ao Brasil pelo grupo SKR, nos primeiros anos de implantação da raça Quarto de Milha em nosso país, um deles foi o cavalo Caracolito. E esse filho de Caracol e La Calavaza (Wimpy), nascido em 10/03/1957, tornou-se o responsável pelo primeiro registro emitido pela ABQM, sendo a semente do plantel nacional.

Mais noticias